Redicom

Esta integração foi desenvolvida pela necessidade de receber e devolver encomendas através de endpoints disponibilizados pela Redicom, em vez de utilizar o ERP, como o restante da aplicação.

Bluebird

Foi desenvolvido um novo módulo no PDA, criado exclusivamente para a Bluebird, denominado “Encomendas Site”. Este módulo opera de forma independente em relação ao restante da aplicação, possuindo interfaces próprias e métodos específicos.

Ao aceder a este módulo, são exibidas todas as encomendas pendentes da Bluebird. Diferentemente de outros processos do sistema, este módulo não consulta os dados a partir de views que retornam dados do ERP , mas sim diretamente das tabelas ENCOMENDASBLUEBIRD e ENCOMENDASBLUEBIRDITEMS.

Essas tabelas são alimentadas através de um endpoint dedicado, desenvolvido no WebService, cuja função é receber as encomendas enviadas pela Bluebird. O endpoint processa os dados recebidos e armazena tanto o cabeçalho quanto as linhas da encomenda nas tabelas referidas.

As encomendas são transmitidas pela Redicom seguindo a estrutura apresentada abaixo:

curl -g '{{API_URL}}/bluebird/receberEncomendas' \
--header 'x-api-key: {{API_KEY}}' \
--data '{
  "StoreId": "1",
  "ExternalOrderKey": "BBPT9857",
  "DeliveryMethod": "TRANSFER",
  "Items": [
    "QJ01",
    "T001",
    "QJ01",
    "T003"
  ]
}'

Quando a Redicom envia artigos com a mesma referência mais de uma vez, o sistema agrupa essas linhas pela quantidade ao armazenar nas tabelas. No entanto, ao devolver a encomenda para a Redicom, cada linha é enviada separadamente, mantendo o formato original do envio.

Encomendas Site

Este módulo foi desenvolvido a partir do módulo “Expedições”, mantendo praticamente as mesmas funcionalidades, com apenas algumas adaptações específicas.

No ecrã Encomendas Site, são exibidos os cabeçalhos das encomendas, contendo o ExternalOrderKey, o DeliveryMethod e a data de receção.

Na parte superior do ecrã, está disponível uma funcionalidade de pesquisa, que permite localizar uma encomenda específica através da introdução do ExternalOrderKey.

Os restantes ecrãs funcionam de forma idêntica aos do módulo “Expedições”.

Guardar Encomenda

Após a satisfação das linhas da encomenda, o tratamento a realizar depende do DeliveryMethod associado:

  • STORE – indica que a encomenda será entregue diretamente na loja. Neste caso, ao gravar, em vez de registar os dados da encomenda numa tabela (como acontece no módulo “Expedições”), o sistema devolve a informação da encomenda à Redicom através de um endpoint disponibilizado pelos mesmos, especificando se a encomenda foi ou não separada. Dessa forma, a Redicom pode atualizar o estado da encomenda no seu sistema.

  • TRANSFER – indica que a encomenda não será entregue na loja. Neste cenário, é criada uma transferência de stock para o PHC. Após esta etapa, o sistema executa o mesmo procedimento descrito para STORE, devolvendo a informação da encomenda ao endpoint da Redicom.

Configurações BackOffice

A configuração destas encomendas no BackOffice é baseada nas mesmas definições utilizadas no módulo “Expedições”. É fundamental que exista apenas uma configuração ativa, caso contrário o funcionamento do módulo poderá ser comprometido.

No contexto da Bluebird, apenas alguns campos da configuração têm relevância:

  • Atribui código de barras

  • Permite imprimir etiquetas

  • Valida stock por armazém

Ainda no BackOffice, na área de Parâmetros Gerais, existem dois parâmetros específicos para a Bluebird:

  • RedicomAPIKey – armazena a chave da API (encriptada) utilizada pela Redicom.

  • ModuloBluebird – define se o módulo “Encomendas Site” está ativo ou não.

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