Documentos Livres

Neste ecrã é possível criar um documento livre, com base nas configurações previamente definidas no BackOffice.

Cabeçalho e Entidade

No topo do ecrã, encontra-se:

  • Um ícone de menu no canto superior esquerdo;

  • Uma select box que permite escolher o tipo de documento a criar. Os documentos disponíveis nesta lista são os que foram previamente configurados no BackOffice.

Após selecionar o tipo de documento, será necessário preencher os campos de código e nome da entidade. Para isso, o utilizador deve pressionar o ícone de lupa localizado à direita desses campos, que redireciona para o ecrã de entidades, onde poderá procurar e selecionar a entidade desejada.

Caso o documento escolhido tenha sido configurado no BackOffice com uma entidade associada, os campos de código e nome da entidade já aparecerão automaticamente preenchidos.

Por baixo dos dados da entidade, encontra-se um input que permite efetuar a leitura manual de códigos de barras, útil em situações em que o scanner do PDA não esteja a funcionar corretamente.

Ao pressionar o botão com o ícone de código de barras, o utilizador ativa o campo de texto onde poderá introduzir o código de barras manualmente. Após introduzir o código, deve pressionar o botão .

A checkbox "Qtd." define o comportamento da leitura:

  • Quando marcada, após a leitura (manual ou por scanner), o utilizador será redirecionado para um ecrã onde deve indicar a quantidade que pretende ler.

  • Quando desmarcada, a leitura do código contabiliza automaticamente 1 unidade, sem necessidade de confirmar quantidades adicionais.

Ao carregar no ícone de menu localizado no cabeçalho do ecrã, é aberta uma sidebar com várias opções que permitem consultar ou configurar detalhes adicionais do documento:

  • Observações Redireciona para o ecrã de observações, onde é possível adicionar ou editar observações associadas ao documento.

  • Dados da entidade Mostra uma popup com os dados detalhados da entidade selecionada, como nome, morada, NIF, entre outros.

  • Total de unidades Apresenta um popup com o total de unidades contadas no documento até ao momento.

  • Armazém Exibe o armazém de origem atualmente definido para o documento e permite alterá-lo.

No caso de documentos do tipo transferência, será também mostrado o armazém de destino, igualmente editável.

Linhas do documento

A inserção de linhas num documento livre pode ser feita de duas formas:

  • Leitura do código de barras de um artigo, utilizando o leitor do PDA para adicionar automaticamente o artigo ao documento;

  • Pressionando o ícone de lupa localizado ao lado da checkbox "Qtd.", que redireciona para o ecrã de artigos. Neste ecrã, o utilizador poderá procurar e selecionar manualmente o artigo que pretende adicionar ao documento.

Ações por Swipe numa Linha do Documento

Ao efetuar um swipe da direita para a esquerda sobre uma linha do documento, são apresentados diversos botões que permitem ao utilizador aceder a funcionalidades adicionais relacionadas com o artigo em questão:

  • Ícone de código de barras Redireciona para o ecrã de atribuição de códigos de barras, onde é possível associar um código de barras ao artigo selecionado.

  • Ícone de impressora Redireciona para o ecrã de impressão de etiquetas, onde é possível gerar e imprimir etiquetas com informações detalhadas sobre o artigo.

  • Ficha do Artigo Redireciona para o ecrã de ficha do artigo, onde são apresentadas informações detalhadas sobre o artigo, como nome completo, referência, código de barras, entre outros dados relevantes.

  • Apagar Retira o artigo da lista de linhas lidas.

Guardar documento

Na parte inferior do ecrã, encontra-se uma barra que disponibiliza as seguintes informações e funcionalidades:

  • Ícone de X — Permite voltar ao ecrã anterior sem guardar o documento;

  • Referência da última leitura — Apresenta a referência do último artigo lido;

  • Número total de linhas — Indica quantas linhas (artigos) o documento contém até ao momento;

  • Ícone de ✓ — Permite guardar o documento.

Ao pressionar o botão de guardar (✓), é apresentada uma confirmação a perguntar se o utilizador pretende gravar o documento.

Após confirmação e gravação bem-sucedida, surge uma popup com informação sobre o tipo e número do documento criado.


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